Meu amor pelo marketing começou ao ler um folheto que explicava quem ele era. Ao ler como era, o que fazia, qual a sua “personalidade”… foi paixão à primeira vista! Isso foi há mais de 26 anos, quando escolhi o que gostaria de cursar na Universidade Federal de Santa Maria, a UFSM. Na época, eu sabia o que não queria estudar (o que já é um grande começo: a gente saber o que NÃO quer na vida). Entrei na faculdade de Administração sabendo que era com ele, o marketing, que eu queria passar o resto dos meus dias.
Durante o curso, confesso que cheguei a flertar com o RH, área que tem pontos em comum com o meu amado. Mas flertes à parte, logo voltei para meu grande amor e não o abandonei mais.
Como uma mulher apaixonada, claro que não consigo ver falarem mal ou interpretar de forma errônea o meu amor! E o meu amado ainda é confundido com a propaganda (que é uma parceira de trabalho dele) ou ainda o acusam de ser isolado e não interagir com outras áreas nas empresas. Uma grande injustiça! Acham que ele não tem relação nenhuma com as vendas (olhem que absurdo!). Logo ele, que tem como o centro de todas as suas formas de expressão ser a partir do cliente.
Na verdade, confesso que tenho um pouco de ciúmes desse tal cliente. O marketing tem fixação por ele. Só pensa nele e tudo é a partir dele: do que gosta, como se comporta, como consome, o que vê, como age… Mas o ciúme logo passa! O marketing não viveria nenhum dia sem ele. E se o marketing não vive sem o cliente, eu também não.
Marketing e estratégia: um par perfeito
Vou revelar um segredo do meu amor: marketing tem muito a ver com estratégia, com o pensar toda a empresa a partir da perspectiva do cliente. Então como não teria relação com as vendas ou com o setor produtivo de uma empresa? Se os 4 “escudeiros” do meu amor, os famosos 4 P’s (produto, preço, praça e promoção), tratam justamente de tudo que acontece dentro de uma empresa, mas com o olhar sempre para o mercado? Independente do tamanho, do número de funcionários, de que cidade fica ou do setor em que atua, quem vive sem o cliente?
Marketing Digital é só um novo jeito para o bom e velho Marketing
Dizem que meu amor mudou, que está diferente, que abandonou tudo o que fazia no passado. Dizem até que só atende pelo nome de “Marketing Digital”. Porém posso afirmar: ele não mudou! É o meu amor em toda a sua essência. O que mudou foi a forma dele se comunicar com as outras pessoas, sabe? Todos nós mudamos, não? Evoluímos, nos adaptamos aos tempos… Ele também! Como disse, ele tem fixação no cliente: se o cliente muda, ele também muda.
Também posso afirmar que na crise e na dificuldade, meu amor sempre me ajudou. Tenho certeza que ele também pode auxiliar você! Se o cliente está longe da sua empresa, suas vendas baixaram ou você quer o seu cliente de volta comprando, pode ter certeza: quem pode ajudar é o Marketing, pois ninguém entende o cliente como ele. Palavra de uma mulher que vive com ele há quase 30 anos.