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O poder da estratégia

20 de junho de 2018
O poder da estratégia

Muito se pergunta por que, no mundo dos negócios, algumas empresas dão certo e outras não. No mundo corporativo ter um rumo tem nome: ESTRATÉGIA.

O poder da estratégia

Para mim é como na vida: alguns sabem o que querem e trilham o seu caminho. Outras pessoas apenas sobrevivem, um dia de cada vez, sem saber exatamente o que fazer. Meio assim Zeca Pagodinho… No mundo corporativo ter um rumo tem nome: estratégia.

Uma palavra feminina que na sua origem era usada na área militar, mas que ganhou outros significados e aplicações.  Estratégia é saber porque fazemos algo, para quem e como vamos fazer. É ter foco, direção. É pensar antes de agir. É ter um norte, um rumo.

No livro Alice no País das Maravilhas, o gato já falava para uma Alice cheia de dúvidas: “se não sabes para onde vai, tanto faz o caminho!” E isso se aplica em todos os pontos da nossa vida: pessoal, profissional, amorosa ou empresarial. Precisamos ter metas e objetivos definidos para alcançar. Precisamos ter um um mínimo de planejamento para realizar nossos sonhos.

Quer emagrecer? Tem que comer menos e malhar. Quer comprar uma casa nova? Tem que economizar e cortar supérfluos. Quer fazer a viagem dos sonhos? Quando vamos, para onde vamos, onde vamos nos hospedar? Na vida e no trabalho, o dia a dia é formado por decisões. Precisamos planejar e definir estratégias!

“Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir – respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir – disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas – replicou o gato.”

Lewis Carroll, autor de Alice no País das Maravilhas

A estratégia é a sustentação de todo um movimento da empresa orientado em direção ao que o cliente quer, como ele quer e onde ele vai encontrar o que quer.  Lembra que falamos disso no artigo sobre marketing.

No marketing, a estratégia é a grande base de um iceberg. É aquela parte de um grande trabalho que não fica aparente a um olhar mais superficial, mas que vai definir o sucesso ou não. Numa campanha publicitária, por exemplo, é o que não aparece no comercial: por que foi escolhido aquele canal de tv ou aquele programa, especificamente? Por que aquelas cores, fonte de letra, imagens e sons foram os escolhidos? Tudo tem uma razão! E se não tem é porque não houve estratégia!

Se você não sabe para onde vai, todos os caminhos o levarão a lugar nenhum”

(Henry Kissinger)

Aí você pode dizer: e a magia, o improviso e a emoção Raquel? Estas a gente deixa para as surpresas da vida. No mundo dos negócios não podemos nos dar este luxo. Ou você pode?